O sistema Daemon, é um dos poucos sistemas brasileiros que possuem um grande número de edições, mas a seguir tentarei resumir aqui, tentando explicar a base desse sistema que ainda é bastante desconhecido por muitos.
Um sistema para aproximar-se da realidade.O sistema Daemon pode parecer complicado a primeira vista quando se deparam com a ficha. Muitos acham-na grande mais, outros nem se quer começam a ler o básico sobre o mesmo. Este é um sistema que tenta aproximar-se a realidade. Ele é constituído de três pilares principais que esculpem o personagem, os números ajudam na interpretação do personagem assim como entende-lo.
O primeiro pilar, Atributos. Existem oito atributos neste sistema, os atributos servem para esculpir o corpo físico do personagem e seu jeito de ser, existem quatro atributos físicos, e quatro atributos mentais.
Físicos: Força (FR ou FOR), Constituição (CON), Destreza (DEX), Agilidade (AGI).
Mentais: Inteligência (INT), Percepção (PER), Força de Vontade (WILL), Carisma (CAR).
Força (FR ou FOR): É o atributo que define principalmente a força física do personagem, a capacidade máxima de peso que pode levantar ou carregar.
Constituição (CON): É o atributo que está ligado diretamente a resistência física do personagem, tanto a impactos tanto a venenos, também é este atributo que define a aparência do personagem.
Um lutador de karate pode ser magro, mas ser capaz de quebrar blocos de concreto, já uma modelo possui um belo corpo porém sem força.
Destreza (DEX): É o atributo que refere-se as habilidade manuais, de coordenação. Vale reforçar a diferença para este atributo para a agilidade. Destreza envolve habilidades que necessitam de precisão, de controle. Uma pessoa de mãos tremulas teria um baixo valor em destreza, já um montador de relógios teria uma alta destreza.
Agilidade (AGI): É o atributo relacionado ao movimento do corpo em geral. Ele determina a velocidade dos movimentos. É o atributo usado quando envolve movimento do corpo em geral, como cavalgar, ou acrobacias.
Inteligência (INT): É o atributo que determina o raciocínio do personagem, o qual rápido é capaz de achar uma resposta para um problema matemático, ou a capacidade de compreender os acontecimentos ao seu redor.
Percepção (PER): É o atributo que permite perceber o mundo ao seu redor, cores, cheiros, sentir, gostos, sons. Uma pessoa com um baixo valor de percepção seria totalmente distraída, e uma pessoa com alto valor perceberia movimentos, tal para ter reflexos.
Força de Vontade (WILL): Atributo que determina o quão determinado um individuo é, este atributo em um alto valor faz com que o personagem dificilmente desista do que planejou, um baixo valor significa que será facilmente convencido a desistência, e a ser manipulado pelos outros. Este atributo em relação ao espirito, em um alto valor determina o quão preso ele é ao lugar onde viveu, e um baixo significa que não será preso as coisas em vida.
Carisma (CAR): É relacionado a parte social do personagem, pessoas com um grande número de amigos possui um grande carisma, enquanto os marrentos, ignorantes, e arrogantes, possuem um baixo valor em carisma. Isso pode ser claramente visto, quando aquela linda modelo, tem atitudes ignorantes, ou aquele que é bastante feio, possui um grande número de pessoas ao seu lado.
O link abaixo leva direto a pagina de netbooks da daemon editora, que contém material gratuito disponibilizado pela mesma, e todos os feitos por fãs colocados ali podem ser considerados como oficiais.
Daemon Editora, NetbooksNo próximo post falarei sobre o segundo pilar, que são os aprimoramentos.